BERMUDA COMUM (Cynodon dactylon)

GRAMA BERMUDA COMUM

Com coloração verde escura e crescimento bem agressivo, são conhecidas pela sua excelente capacidade de recuperação e resistência ao pisoteio. Importada dos EUA é recomendada para plantios em grandes áreas industriais, comerciais e gramados esportivos.

Introdução:

Grama Bermuda Comum (Espécie: Cynodon dactylon (L.) Pers. Cultivar: Bermudagrass) possui folhas de textura média-fina, com coloração verde escura e crescimento bem agressivo, através de estolões e rizomas. As gramas bermudas são conhecidas pela sua excelente capacidade de recuperação e resistência ao pisoteio. A época ideal de plantio é durante os meses de setembro a fevereiro, mas dependendo do local, pode ser plantada em qualquer época do ano. Importada dos EUA é recomendada para plantios em grandes áreas, como industriais e estradas, jockey clubes, campos de futebol, pólo e afins. Possui boa resistência à seca e com seu crescimento rasteiro ajuda a formar uma ótima cobertura à área plantada.

Características Básicas

Nome científico: Cynodon dactylon (L.) Pers.;

Origem: Ilhas Bermudas e África;

Ciclo vegetativo: Perene;

Forma de Crescimento: Estolonífera;

Tipo de solo: Fértil;

Precipitação pluviométrica requerida: 700 mm/ano;

Tolerância à seca: Boa;

Tolerância ao frio: Alta;

Profundidade de plantio: 0,5 cm à 1,0 cm;

Tolerância á cigarrinha: Moderada;

Tolerância à sombreamento: Moderada;

Especificações técnicas

Qte Sementes/100m2 Média de pureza(%) Média de germinação(%) Dias para germinar
1 - 3 Kg 90 - 95 80 - 95 10 - 15

Preparo do Solo

O solo deve estar muito bem preparado e destorroado, rastelado para retirada de todos os restos vegetais, pedras e impurezas do terreno.

Incorporações das Sementes

* As sementes devem ser incorporadas na profundidade de 0,5 cm à 1,0 cm no máximo. Para tanto o ideal é que se faça uma cobertura de solo fina, sendo recomendado que se passe um rolo após a semeadura para que haja uma boa incorporação e germinação uniforme.