Corte Vertical

Serviços WS

Descrição

Com o passar do tempo, o gramado acumula uma camada de material orgânico na região imediatamente acima do solo, entre os talos da grama. Esse material é proveniente principalmente de restos de folhas cortadas que vão se decompondo e partes velhas da grama, que morreram.

Até certa espessura esse material é benéfico ao gramado por fornecer matéria orgânica e manter uma microvida no solo, porém o seu acúmulo em excesso passa a ser prejudicial. Acima de uma espessura de 0,5 cm esse material torna-se um excelente abrigo para lagartas e outros insetos, reduzem a aeração do solo e consequentemente a formação de folhas novas e recuperação após os jogos.

O corte vertical é uma prática utilizada quando se pretende retirar esse excesso de material em decomposição e partes velhas da grama, é como uma poda drástica, rejuvenescendo o gramado, pois é um tipo de corte com lâminas perpendiculares ao solo, que penetram no gramado e solo, retirando material decomposto e talos velhos de grama, liberando entradas de ar no solo e estimulando o crescimento de estolões novos de grama.